A sustentabilidade está cada vez mais em alta e tem sido inserida nas mais diversas esferas da sociedade. Hoje, fala-se muito de arquitetura sustentável. Esse tipo de projeto busca otimizar todo o ciclo de vida dos sistemas de edificação, da demolição à construção e manutenção.
A ideia aqui é minimizar o impacto ambiental das edificações, considerando condições climáticas, materiais utilizados, redução do consumo de energia, entre outros. Vale lembrar que a sustentabilidade é uma realidade que cresce cada dia mais com a conscientização da população em relação ao meio ambiente e ao futuro do planeta.
Selecionamos algumas formas de aderir à arquitetura sustentável em seus projetos, veja:
Utilize materiais ecológicos para um projeto de arquitetura sustentável
Uma das melhores maneiras de construir um projeto de arquitetura sustentável é escolher os materiais corretos. Materiais ecológicos são aqueles que causam o menor impacto no meio ambiente, como adobe (um tipo de tijolo que pode ser utilizado em construções), painéis de MDF produzidos com madeira reflorestada, hidrocerâmica, bambu, vidro inteligente e tinta biodegradável.
Optar por empresas que contem com certificações relacionadas à sustentabilidade também é uma excelente ideia. Organizações que se preocupem com a redução dos impactos sociais, ambientais e econômicos, bem com uma cadeira de fornecimento sustentável e ecoeficiente.
Cuide de todo insumo gerado na obra para garantir que sejam adequadamente descartados no final e aposte em soluções tecnológicas para poupar a natureza, como pisos que imitam madeira e materiais reciclados.
Priorize a boa ventilação
Pensar em construções arejadas e que contem com uma boa ventilação é uma ótima maneira de economizar energia elétrica, principalmente em um país tropical como o nosso. Isso evita que existam espaços abafados ou frios demais.
Escolher janelas grandes também pode ajudar bastante e ainda aproveitam a luz natural. Em união com a substituição das lâmpadas por LED, pode-se observar uma economia considerável.
Faça o monitoramento do consumo
Um dos pontos mais importantes para qualquer projeto de arquitetura sustentável é o monitoramento do consumo durante toda a vida útil daquela edificação. Crie indicadores para ajudar a monitorar o consumo de água e energia.
Dessa forma, fica muito mais fácil compreender a real eficiência desse projeto e fazer adaptações para os futuros.
Lembre-se de que a essência de um projeto sustentável é oferecer qualidade de vida para os moradores buscando o melhor para o meio ambiente. Uma boa maneira de garantir que isso está sendo feito da melhor maneira possível é adequar-se à legislação vigente. Existem leis e normas que definem as boas práticas de sustentabilidade.
Para ter acesso às outras soluções pensadas pela Duratex, continue acompanhando nosso blog.