Ao montar o seu próprio negócio de confecção de móveis, é preciso ter em conta quais são as máquinas para marcenaria mais importantes para realizar os trabalhos do dia a dia. Afinal, os equipamentos servem para ajudar a otimizar processos, executar ações que são mais difíceis à mão ou mesmo trazer maior precisão nos resultados das peças.
Veja só o que não pode faltar!
Máquinas para marcenaria mais essenciais para seu negócio
A automação é um processo muito importante para marceneiros, já que as novas tecnologias são essenciais para melhorar o fluxo de trabalho. Conheça algumas máquinas para marcenaria que são indispensáveis para a sua rotina!
1. Diferentes tipos de serra
Para confeccionar móveis é preciso serrar pedaços de madeira, MDF, metais ou qualquer outro tipo de material usado para moldar as placas nas dimensões necessárias para a montagem. Então, garanta diferentes tipos de equipamentos que são capazes de realizar essa ação.
Uma delas é a serra de mesa, mas também pense em equipamentos como a tico-tico, a circular, a esquadrejadeira e a seccionadora.
2. Tupia
Essa é uma das máquinas para marcenaria mais importantes, pois é ela que vai ajudar a realizar o acabamento nos móveis. Existem três versões desse equipamento:
- laminadora;
- de mesa;
- em coluna.
3. Seccionadora
Às vezes é preciso ajustar cada tipo de madeira a uma lâmina diferente para que o corte seja feito com precisão e sem prejudicar o material. Para isso, você pode contar com uma seccionadora, que permite escolher diferentes laminados para tratar cada especificidade.
4. Raspador
Ao usar fitas de cola para juntar as peças, é possível que sobre um excesso de material nos pontos em que elas se encontram. Por conta disso, é preciso usar um raspador para removê-lo de forma automatizada, reduzindo, assim, o trabalho manual.
5. Polidor
Para conseguir um acabamento com brilho e o sem excesso de poeira que pode restar devido aos processos anteriores, um polidor vai dar o toque final com o auxílio de tecidos ou cerdas maleáveis.
Dica extra: máquinas para marcenaria moderna
Além dos equipamentos tradicionais mencionados, vale a pena considerar fazer uma transição para o conceito de marcenaria 4.0, que utiliza, também, a tecnologia de softwares e aparelhos conectados a computadores para criar móveis.
Depois de saber sobre as máquinas para marcenaria indispensáveis, entenda o conceito de marcenaria moderna.