Para garantir os melhores resultados ao final de um projeto, é importante pensar em todos os fatores que contribuem para isso. Não basta apenas selecionar materiais de construção de qualidade e escolher móveis adequados para a decoração da sua casa, é preciso dar atenção a um ponto extremamente importante: a iluminação de ambientes.
Um bom planejamento na hora de montar a iluminação para os cômodos da residência é capaz de transformar totalmente o seu projeto. É por meio dele que você conseguirá valorizar cada espaço e torná-los esteticamente agradáveis.
Se você quer saber como escolher a luz mais indicada para cada ambiente, continue a leitura!
3 Dicas De Iluminação De Ambientes
Existem alguns pontos muito importantes que devem ser considerados antes de definir qual tipo de iluminação de ambientes fará parte do seu projeto.
Confira 3 dicas incríveis para você não errar na decisão. Vamos lá!
1. Considere o espaço que será iluminado
Antes de qualquer decisão, é importante saber que o tipo de iluminação de ambiente varia de acordo com cada cômodo e as suas finalidades. Isso porque as variações nas tonalidades das luzes provocam sensações diferentes. Existem dois tipos:
- lâmpadas brancas;
- lâmpadas amarelas.
A primeira opção deve ter seu uso priorizado em ambientes onde são realizadas tarefas que exigem mais visibilidade, como o escritório, sala de estudo ou cozinha. Sua intensidade é maior e contribui para que a execução de atividades no cômodo sejam realizadas de forma confortável.
Já as lâmpadas amarelas, possuem uma intensidade menor e são indicadas para tornar os ambientes mais aconchegantes. Portanto, utilize-as em lugares de descanso, como a sala de estar e os quartos.
2. Combine a iluminação de ambientes com a decoração
Agora que você já sabe o primeiro passo para criar uma iluminação adequada, é preciso ficar atento a um segundo detalhe muito importante: combinar as luminárias com o restante da decoração.
Ao escolher a lâmpada, também será necessário investir em itens de decoração como luminárias e abajures. Então, entenda qual o estilo de cada cômodo e selecione os elementos decorativos com um design harmonioso.
Existem diversas opções no mercado com variações de modelos, cores e materiais para você encontrar o ideal para seu projeto.
3. Considere o tamanho de cada cômodo
De nada adianta escolher a lâmpada ideal e encontrar uma luminária que combine com a decoração do ambiente se o tamanho dela não for adequado para o espaço.
Portanto, analise se o local escolhido para instalar a luminária é grande ou pequeno e encontre o produto que encaixe perfeitamente.
Um exemplo disso é o uso de lustres grandes em cômodos muito baixos ou estreitos. Essa escolha seria desproporcional e causaria desconforto no ambiente. Portanto, fique atento a detalhes como este.
Com essas dicas seu projeto terá um resultado incrível.
Confira também o artigo sobre como fazer uma boa escolha de paleta de cores e garanta que seu projeto, além de contar com uma excelente iluminação, tenha as melhores tonalidades para cada ambiente.