Muitas pessoas têm dificuldades em fazer a decoração de ambientes pequenos por pensarem que a falta de espaço impede a criação de um cômodo confortável e com um visual agradável, mas essa ideia já está ultrapassada. Afinal, a arquitetura tem inovado cada vez mais para garantir que os mais diversos ambientes possam ser bem aproveitados.
Para isso, basta somente criar um bom planejamento de decoração e utilizar técnicas que contribuem para resultados incríveis.
Quer saber quais são essas técnicas e entender como você pode utilizá-las em seus projetos? Continue lendo este artigo!
3 dicas de decoração de ambientes pequenos
Conheça as três principais dicas de decoração de ambientes pequenos e renove seus projetos de maneira prática e eficiente.
1. Utilize móveis adequados
A escolha dos móveis é um ponto importante para a decoração de ambientes pequenos. Afinal, se eles não forem selecionados adequadamente, o espaço que os cômodos ocupam pode prejudicar a circulação dos moradores.
Por isso, trouxemos quatro dicas para você levar em consideração na hora de definir quais móveis farão parte do seu projeto. Confira:
- opte sempre por móveis pequenos, de acordo com o tamanho do cômodo onde ele será instalado;
- utilize recursos que contribuem para a otimização do espaço, como prateleiras, ganchos e nichos nas paredes;
- dê preferência por móveis multifuncionais, como a cama box com baú ou escrivaninha com gavetas, para aproveitar melhor o espaço;
- invista em móveis planejados. Eles são excelentes para ambientes pequenos, justamente por ter a possibilidade de garantir mobílias do tamanho ideal.
Para os móveis planejados, você pode contar com os produtos de alta qualidade da Duratex, como o Oásis, da linha Essencial Wood e a Palha, da linha Linha Trama
2. Divida os ambientes com o painel ripado
Uma característica comum entre ambientes pequenos, que é bastante utilizada para economizar espaço, é a integração dos cômodos, como sala e cozinha juntas.
Para otimizar esse tipo de decoração, é possível utilizar os painéis ripados. Eles contribuem para uma divisão discreta e ainda proporcionam a sensação de um espaço maior.
3. Escolha as cores adequadas
A escolha das cores para um projeto de decoração de ambientes pequenos é fundamental. E para cômodos menores, o indicado é utilizar cores claras e neutras, tanto nas pinturas das paredes quanto nos móveis, afinal, elas oferecem uma sensação de amplitude para o espaço.
A Duratex tem diversas opções de materiais com essas tonalidades:
Riga (linha Essencial Wood);
Rocha Rara (linha Singular).
Para finalizar, temos uma dica extra: aposte em espelhos. Eles são itens decorativos que também contribuem para dar um ar de amplitude ao ambiente, sem contar que são muito úteis e deixam a decoração ainda mais elegante.
Gostou do artigo? Para te ajudar ainda mais a encontrar inspirações para a decoração de ambientes pequenos, temos a ferramenta Duratex Inspira, para você visualizar diferentes combinações de padrões de MDF e encontrar o ideal para o seu projeto. Confira!