Segundo dados da Secovi-SP, os apartamentos considerados pequenos já equivalem a aproximadamente 40% das unidades residenciais dos lançamentos da cidade de São Paulo. Isso se deve ao novo estilo de vida, adaptado às demandas e às necessidades modernas existentes em todo o Brasil.
Alguns dos motivos que levam a essa tendência são:
- preço mais acessível;
- localização privilegiada;
- adaptação aos novos hábitos comportamentais;
- adequação à praticidade.
Seja qual for o motivo de escolha, é preciso contar com meios para otimizar um espaço pequeno. Continue a leitura deste artigo e confira sugestões e cuidados relacionados ao assunto!
Como otimizar um espaço pequeno?
Ter um ambiente reduzido não significa ter um espaço mal aproveitado ou desorganizado. Para evitar estes e outros pontos negativos, elaboramos algumas dicas, sugestões e cuidados para criar cômodos confortáveis e otimizados. Confira:
1. Escolha móveis planejados e feitos sob medida
A escolha de móveis sob medida é ideal para quem mora em uma casa ou apartamento pequeno e não dispõe de muito espaço disponível. Com este tipo de mobiliário é possível aproveitar todos os locais existentes no ambiente, evitando espaços vazios.
Bancadas, estantes e armários são alguns exemplos de móveis planejados em MDF que podem ser indicados para ambientes como quartos, salas, lavanderias e cozinhas a fim de otimizar espaços pequenos.
Confira também: 4 Tipos De Acabamentos Para Móveis Planejados — Qual A Melhor Opção?
2. Aposte no aproveitamento dos espaços verticais
Para otimizar um espaço pequeno, as prateleiras e os nichos são excelentes alternativas de armazenamento, já que trazem utilidade e design para estes cômodos. Armários suspensos também permitem aproveitar um ambiente por completo.
Uma boa opção de decoração é escolher a cor das prateleiras e dos móveis verticais semelhante ou em combinação com a das paredes ou demais móveis. Isso dará a sensação de que o ambiente é maior.
Confira também: Conheça TODAS As Cores dos Painéis MDF da Duratex!
3. Invista em cômodos integrados
Eliminar divisórias entre os ambientes é uma maneira eficaz de otimizar um espaço pequeno, já que passa a sensação de um cômodo maior. Além disso, a medida permite o aproveitamento do espaço anteriormente ocupado pelas paredes.
Para isso, é importante criar elementos de integração a fim de que os ambientes se comuniquem. Algumas combinações bastante comuns são:
- quarto e sala;
- cozinha e sala;
- cozinha e lavanderia;
- sala e sala de jantar;
- varanda gourmet, sala e cozinha;
- quarto e escritório ou home office.
Confira também: Precisando de concentração no home office? Conheça as dicas da Duratex
Gostou desse conteúdo? Aproveite e confira 3 Dicas De Decoração de Ambientes Pequenos e inspire-se para obter resultados incríveis em seus projetos.