Para elaborar um projeto completo, é necessário estar atento às diversas tendências da arquitetura, que surgem aparentemente do nada e fazem a cabeça dos clientes. Muitas vezes, os pedidos partem deles e, em outras ocasiões, a proposta do profissional pode surpreender e agradar, acertando em cheio na composição de um ambiente.
O aumento do contato com a natureza é uma das demandas atuais do mercado. Ao continuar essa leitura, você vai saber mais sobre a biofilia na arquitetura e quais elementos não podem ficar de fora do seu projeto.
O que é biofilia na arquitetura?
Também chamado de design biofílico ou arquitetura biofílica, o termo biofilia significa, ao pé da letra, “amor à vida”. Na prática, ele propõe uma reconexão entre o ser humano e outras formas de vida, como as plantas ou, ainda, simulações dos elementos da natureza.
Essa é uma prática interessante porque o contato entre humanos e essas projeções promove melhora do bem-estar e influencia positivamente a saúde das pessoas que fazem uso de um determinado ambiente.
Leia também: Neuroarquitetura — Conheça o Impacto dos Ambientes no Cérebro
Como aplicar a biofilia na arquitetura?
São muitos os elementos que ajudam a inserir a biofilia na arquitetura, como:
- telhado verde;
- elementos da natureza: fogo, terra, água e ar;
- texturas encontradas na natureza;
- luz natural.
Confira, a seguir, como trabalhar cada um deles no seu projeto.
1. Proponha a criação de um telhado verde
A proposta do telhado verde é substituir telhas convencionais por jardins com espécies específicas para este fim. Assim, é possível aplicar elementos da natureza em ambientes urbanos, que não costumam ter espaço para esse tipo de vida.
Além do fator estético, entre os benefícios do telhado verde estão a automanutenção, a diminuição da poluição e o aumento do conforto térmico no ambiente externo e interno.
2. Inclua os elementos da natureza
Classicamente, existem quatro elementos da natureza: fogo, ar, água e terra. Em um contexto geral, o uso de cada um deles em seus projetos pode ser facilmente identificado pelo ser humano e, com isso, seus efeitos benéficos também são notados, mesmo que de forma inconsciente. Confira algumas ideias para trabalhar cada um deles:
- água: o paisagismo é um excelente meio de inserir este elemento nos seus projetos. Para isso, vale apostar em espelhos d’água, aquários ou arranjos com plantas aquáticas, sem esquecer da manutenção adequada para evitar, por exemplo, a proliferação de mosquitos;
- ar: permitir a circulação do vento por meio da ventilação natural é um aspecto ideal, mas também é possível prever o local correto para instalação de ventiladores;
- fogo: a primeira coisa que vem à cabeça é uma lareira bem aconchegante, com almofadas e cobertores confortáveis. No entanto, quando isso não for possível, a iluminação mais amarelada simula a propagação da luz de lareiras, tochas e lampiões;
- terra: o contato com a terra é bastante comum e pode ser promovido pela utilização de plantas e vegetações em geral. Para isso, considere as possibilidades de trabalhar diferentes espécies, em vasos de tamanhos distintos. Também é necessário considerar a manutenção necessária, pois se tratam de seres vivos.
Leia também: 3 Maneiras Para Começar Uma Horta em Casa
3. Insira padrões, formas e texturas naturais
Papéis de parede, mantas, quadros e até mesmo capas de almofadas podem representar e simular as formas encontradas na natureza. Sejam padrões inspirados nas vegetações ou em animais, vale utilizar essas técnicas para deixar o ambiente o mais aconchegante possível.
Em relação às texturas, objetos de decoração são excelentes ferramentas para inserir a biofilia na arquitetura. O exemplo pode ir do revestimento de uma parede, com elementos como madeira e pedras, ao uso de uma simples bandeja de bambu.
4. Aposte na luz natural
Aposte em janelas grandes e bem posicionadas, para aproveitar melhor a luz natural em cada ambiente. Você também pode inserir espelhos em locais estratégicos e escolher tons claros e sóbrios para móveis e paredes.
Leia também: 4 Dicas Para Aproveitar Melhor A Luz Natural Dos Ambientes
Por que utilizar a biofilia na arquitetura?
Como mencionado anteriormente, o aumento do contato com a natureza melhora vários aspectos da vida das pessoas, especialmente aqueles relacionados à saúde. Pesquisas indicam que ambientes biofílicos, tanto corporativos quanto residenciais, auxiliam na diminuição do estresse e na melhora da produtividade.
Uma vez que, nessas condições, as pessoas se sentem mais tranquilas e confortáveis, elas têm a criatividade e a concentração estimuladas. Para saber mais sobre como promover o bem-estar por meio dos seus projetos, confira quatro maneiras de criar ambientes harmoniosos e tranquilos!