O design minimalista é um estilo que tem sido amplamente utilizado na arquitetura contemporânea, em projetos que valorizam a simplicidade, a elegância e a funcionalidade devido ao seu conceito de que “menos é mais”.
Isso significa que propostas de espaços mais claros, limpos e despojados estão em alta no mercado. Se você quer saber como propor projetos sem ornamentos excessivos, continue a leitura desse artigo.
O que é o design minimalista?
O conceito do minimalismo surgiu na arquitetura, mas se difundiu em áreas como moda, design gráfico e decoração de interiores. Ele consiste em uma abordagem estética caracterizada pela simplicidade e pela redução de elementos.
Sendo assim, o design minimalista preza pelo que é essencial, pelo que é realmente necessário para transmitir uma ideia ou mensagem. Esse conceito se aplica perfeitamente à arquitetura, já que a minimização dos elementos permite a criação de ambientes limpos e belos, enfatizando a função de cada espaço.
Leia também: Entenda Tudo Sobre o Método Konmari e Faça Projetos Minimalistas
Por que optar por um design minimalista?
O design minimalista oferece diversos benefícios para quem deseja um resultado claro, objetivo e sofisticado. Se você está pensando em adotar essa abordagem em seus projetos, vale a pena considerar esses aspectos:
- clareza nas interações: como há menor concentração de itens e objetos, a interação com o ambiente se torna mais eficiente e objetiva;
- foco no que é relevante: uma vez que há menos informação no ambiente, é possível destacar aquilo que realmente importa no projeto em questão, considerando apenas o que é relevante para o usuário;
- aproveitamento do espaço: graças à menor quantidade de elementos decorativos, há mais espaço para a funcionalidade do ambiente, o que o torna mais prático e eficiente;
- durabilidade: por propor projetos arquitetônicos atemporais, o estilo minimalista resiste ao tempo sem se tornar obsoletos;
- sustentabilidade: o design minimalista também está relacionado à redução do consumo de recursos materiais e de energia.
Leia também: 5 Dicas Para Ter Uma Cozinha Sustentável
Como o design minimalista pode ser aplicado em seus projetos?
Para criar um design minimalista, é recomendável trabalhar com uma paleta de cores monocromática criada a partir de uma nuance e seus derivados, adicionando o branco ou o preto como cores complementares.
Leia também: 3 Inspirações Para Um Apartamento Minimalista
Optar por uma paleta analógica, ou seja, por cores que ficam uma ao lado da outra na roda das cores, é uma excelente maneira de diversificar o projeto. No entanto, ela deve ser utilizada de maneira sutil, sem pesar na escolha das distintas tonalidades.
O minimalismo na arquitetura tem forte influência do movimento modernista, já que valoriza a simplicidade, a funcionalidade e o uso de materiais e formas geométricas básicas. Se você se interessa pelo assunto, conheça a Linha Acetinatta, o mais novo lançamento Duratex.