Você já ouviu falar em luz quente e luz fria, certo? E conhece os benefícios de cada opção? E as diferenças entre elas? Essas informações são essenciais para definir qual utilizar em cada ambiente de uma casa ou projeto.
Continue a leitura desse artigo e saiba a resposta para cada uma dessas perguntas.
Quais são os benefícios da luz quente?
A luz quente oferece benefícios como proporcionar um ambiente mais aconchegante e acolhedor, semelhante à iluminação natural. Além disso, ela não interfere na produção de melatonina, o hormônio responsável pela regulação do sono. Por isso, ela é amplamente utilizada para criar uma atmosfera mais relaxante e convidativa.
Em relação à decoração, a luz quente também pode ser utilizada para deixar o ambiente mais confortável e sofisticado, trazendo uma sensação de tranquilidade e paz.
Quais são os benefícios da luz fria?
A luz fria é uma opção de iluminação que oferece benefícios diferentes da luz quente, como minimizar problemas com atenção e sonolência. Além disso, ela evidencia detalhes do ambiente, conferindo um ar mais moderno e tecnológico e destacando propositadamente contrastes existentes no projeto.
A luz fria também é mais adequada para o cumprimento de atividades que exigem maior atenção e produtividade, como trabalhar ou estudar, pois pode proporcionar maior estímulo visual.
Leia também: Escritório Em Casa — 4 Dicas Para Inovar
Luz quente ou luz fria: quais são as diferenças?
Luz quente e luz fria são dois termos muito utilizados para descrever as diferenças de cor da luz. A temperatura de cor é medida em Kelvin (K) e é a responsável por essa diferença.
Enquanto a luz quente apresenta uma temperatura de cor entre 3500K e 2700K, a luz fria possui temperatura de cor acima de 5500K. Por isso, a primeira é caracterizada por tons mais amarelados e avermelhados, enquanto a segunda, por tons mais azulados e brancos.
De modo geral, a luz quente é mais indicada para ambientes de descanso, como quartos e salas de TV. Por outro lado, a luz fria é recomendada para compor espaços de trabalho e estudo, como o home office. No entanto, a aplicação correta de cada tipo de luz permite que sejam criados pontos aconchegantes com luz fria e outros produtivos com luz quente.
Se você precisa de ajuda ou quer se inspirar na hora de criar seus ambientes, conheça o Duratex Inspira, uma ferramenta criada pela Duratex para que você possa explorar todas as combinações possíveis em moodboards exclusivos!