Em um projeto arquitetônico é preciso considerar diversos atributos para que ele funcione de forma ideal, indo além da segurança estrutural do prédio, apartamento ou objetivo final da planta.
É preciso pensar na funcionalidade do projeto, na estética e no bem-estar de todos que estarão ali presentes. Um dos aspectos incluídos é o conforto acústico do lugar, por isso sendo tão importante entender como ele funciona e como aplicá-lo em seus projetos. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!
O que é conforto acústico?
Esse conceito está ligado ao conforto do ambiente em relação ao som, isto é, que exista um trabalho com a propagação de áudio no cômodo em questão, evitando ou reduzindo ruídos externos.
Tal conforto deve ser garantido nos mais diferentes tipos de projetos, desde uma casa no campo, ampliando o seu conforto, até um apartamento de sistema inteligente.
No último exemplo, promover tal bem-estar é ainda mais importante, levando-se em conta o alto índice de aparelhos eletrônicos espalhados pela casa, cada um com seus sons específicos.
Entenda a importância do conforto acústico nos ambientes
Em um escritório, um isolamento externo permite aos funcionários focarem melhor em suas atividades, um exemplo claro de como é importante estar atento ao som do ambiente.
Atenção também para quem possui bichos em casa, por serem mais suscetíveis a som, sendo relevante incluir o conforto acústico como uma necessidade do ambiente ideal para animais domésticos ou para quem tem bebês em casa.
A relevância de um projeto voltado a garantir o conforto sonoro é capaz de trazer diversos benefícios até para a saúde, reduzindo problemas como:
- Dores de cabeça;
- Estresse;
- Insônia.
Aquele incômodo diário que um ambiente barulhento é capaz de causar.
Dicas para promover conforto acústico
Diante dos problemas causados pela má distribuição de sons pelo ambiente, é importante estar atento a como evitar esse problema.
Algumas soluções que podem ajudar a prevenir esse tipo de incômodo são:
- Posicionamento dos móveis;
- Inclusão de um projeto de isolamento acústico;
- Escolha do material usado.
Investir em materiais com boa absorção de som é algo a ser considerado no seu projeto, destacando-se nesse caso o uso de placas de madeira, que além do visual, também ajudam a promover o conforto acústico.
Frente a ajuda que os painéis de madeira podem trazer, saiba mais sobre esse material, que sua praticidade e flexibilidade, vem destacando-se na arquitetura moderna, garantindo também o já citado conforto acústico.