A madeira tem sido muito utilizada no design de interiores e como destaque decorativo ao longo dos anos. Mais recentemente, a sustentabilidade tem criado uma influência ainda maior nesse cenário, fortalecendo ainda mais diferentes tendências de decoração com madeira.
Isso acontece porque ela é um elemento natural com alta durabilidade e tem muito a oferecer em termos de qualidade e sofisticação. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe algumas dicas sobre tendências de decoração com madeira!
1. Madeira em tons naturais
O uso de madeira nos seus tons naturais, sem tingimentos e acabamentos pesados, tem ganhado cada vez mais espaço entre as preferências de arquitetos e decoradores. Além disso, essa é uma abordagem sustentável e bastante agradável esteticamente.
Além disso, a madeira em tom natural tem um apelo ligado à arquitetura biofílica, capaz de promover boas sensações em quem usa os espaços. Quando bem trabalhada com elementos naturais como plantas, boa iluminação e ventilação, traz uma pegada ainda mais orgânica.
2. Madeira combinada com outros materiais
Quem gosta de madeira, mas não quer centralizar a decoração nela, tem a opção de trabalhar esse elemento como algo adicional. Sendo assim, ela pode ser usada para acabamentos ou mesmo em móveis ou objetos decorativos, como painéis ripados.
Além disso, a madeira combina muito bem esteticamente com materiais como o próprio vidro ou os metais. Em uma decoração industrial, por exemplo, elementos em madeira podem trazer ainda mais força. Já em espaços minimalistas, ela atribui a simplicidade e o conforto necessários.
3. Madeira com tecnologia integrada
Como a tecnologia por si só já é uma tendência para as decorações inteligentes, atrelar a madeira a esses elementos apenas reforça esse movimento. Existe uma combinação visual bastante agradável de elementos em madeira com tecnologias de ponta, como os carregadores sem fio, por exemplo.
A ideia contrastante de que o natural pode ser tecnológico torna esse tipo de decoração ainda mais interessante. Nesses casos, ela pode ser adaptada a painéis ripados de madeira, iluminação inteligente e qualquer nanotecnologia implementável no material vão muito bem a calhar.
A dica é ficar sempre de olho no que a madeira pode oferecer para a sua decoração em termos de conforto térmico e acústico, bem-estar emocional, estética e, é claro, facilidade tecnológica. Então, não deixe de acompanhar esta tendência em alta.
Leia também: Casa Inteligente — Como Revolucionar Seus Projetos
Inclusive, uma excelente alternativa para aderir o uso de madeira de forma mais discreta na sua decoração é por meio da boiserie. Aproveite para saber mais sobre o assunto e descobrir qual material escolher para criar seu boiserie e como utilizá-lo na decoração de ambientes!