A varanda gourmet é um espaço cada vez mais comum nos ambientes residenciais, seja pela modernização das novas construções ou como um espaço para receber amigos e família.
No entanto, qualquer ambiente se torna mais aconchegante e confortável com a escolha de itens diferenciados e materiais específicos para cada fim. Se você quer conhecer 7 elementos essenciais para montar uma varanda gourmet, confira este artigo!
O que não pode faltar em uma varanda gourmet?
A escolha dos materiais para montar esse espacinho especial variam de acordo com o que é esperado desse ambiente. Sendo assim, alguns elementos podem ajudar a compor a varanda gourmet do apartamento. Confira:
1. Decoração
Itens decorativos fazem a diferença em qualquer lugar, de escritórios a quartos, passando, é claro, pela varanda gourmet.
Os objetos podem seguir uma linha única, como a decoração rústica, a inspiração vintage, ou, ainda, misturar elementos de diversas origens. Para isso, vale apostar em vidros ou telas de pintura, com molduras discretas ou extravagantes.
Outra opção é selecionar artigos adquiridos em viagens ou passeios e utilizar a varanda gourmet como uma espécie de museu particular.
2. Churrasqueira
Uma das maiores paixões nacionais, o churrasco é uma figurinha quase obrigatória nos fins de semana em família ou entre amigos. Por isso, incluir uma churrasqueira no projeto da varanda gourmet agrada muitos usuários.
Para deixar o ambiente harmonioso, o modelo da churrasqueira pode ser prático, de fácil limpeza e discreto quando não estiver em uso. As churrasqueiras elétricas também são boas opções para uma varanda gourmet pequena.
3. Plantas
Qualquer ambiente se torna mais alegre e vivo quanto conta com um toque a mais de verde. Por isso, as plantas são elementos que deixam a varanda gourmet de apartamento ainda mais especial.
Elas podem ser apoiadas em mesas, prateleiras, suspensas por correntes ou, ainda, dispostas em vasos no chão. De qualquer forma, as plantas contribuem para a atmosfera relaxante, dando um ar tranquilo e confortável.
A criação de jardins verticais ou hortas é uma boa saída para contar com ervas e hortaliças fresquinhas para temperar as refeições.
No entanto, a escolha das plantas deve considerar a incidência de luz e a disponibilidade do usuário do ambiente para manter as regas e os demais cuidados em proporções ideais para a sobrevivência dos vegetais.
4. Assentos confortáveis
Imagine apreciar um belo fim de tarde, lendo um bom livro ou bebendo seu drink preferido. Esse é o sonho de muitos proprietários e, em uma varanda gourmet, sofás e poltronas conferem descanso e conforto.
Para incluir estes e outros assentos no seu projeto, preste atenção aos materiais escolhidos, às cores e ao fluxo de pessoas que circularão pelo local, criando um ambiente harmonioso e agradável.
5. Elementos de iluminação
Itens de iluminação são outra forma de construir uma atmosfera agradável e intimista em uma varanda gourmet de apartamento. Além disso, estes elementos garantem que o espaço seja aproveitado para leitura, bater papo ou mesmo cozinhar à noite ou em dias mais escuros, com baixa luminosidade.
Uma varanda gourmet fica muito aconchegante com iluminação em tom amarelado, disposta em lustres, pendentes ou luminárias de chão. O espaço disponível será o indicativo do tamanho destes elementos, que também servem como objeto de decoração. Para isso, vale apostar em artigos de madeira, cordas, metais, fibras e outros materiais indicados para iluminação.
6. Adegas
As adegas são itens funcionais e também funcionam como objeto de decoração. Seu projeto pode incluir opções eletrônicas ou rústicas, conforme o gosto do usuário da varanda gourmet.
Afinal, qual apreciador de vinhos não gostaria de ter um cantinho para armazenar e ter fácil acesso à suas garrafas? Assim elas podem ser apreciadas em momentos especiais, de comemoração ou corriqueiros.
7. Móveis
Os móveis que compõem uma varanda gourmet de apartamento podem ser multifuncionais, otimizando o espaço disponível nestes ambientes. Para isso, aposte em prateleiras, nichos e demais compartimentos que permitam o armazenamento de itens variados e que sirvam de apoio para as atividades a serem realizadas no dia a dia.
As mesas podem e devem ser previstas no projeto, já que acomodam livros, garrafas, copos, aparelhos eletrônicos, pratos e bandejas de petiscos ou outros elementos decorativos.
Confira também: Aprenda a construir uma mesa extensível para todos os tamanhos de família
Gostou do artigo e quer saber mais sobre decoração? Conte com a ferramenta Duratex Inspira para experimentar e descobrir diferentes combinações perfeitas para deixar o seu ambiente, como a varanda gourmet, ainda mais aconchegante. Confira!