Você já pode conferir a 33ª edição da CASACOR São Paulo. Entre os mais de 70 ambientes encontra-se a Casa Dendê Duratex. Ambiente criado pelo arquiteto Nildo José em parceria com a Duratex, um projeto de 155m² com influências baianas.
Bahia longe de estereótipos
Englobando living, cozinha com sala de jantar, pátio com uma árvore ao meio e máster suíte, a casa foge de fórmulas prontas e do estereotipo da Bahia colorida, entretanto, expressa, em todos os detalhes, a ligação especial do arquiteto com sua terra natal de maneira sóbria, rica em arte, bossa e poesia.
A Casa Dendê Duratex foi projetada com uma arquitetura limpa, com muitos traços retos e curvas pontuais, que fazem analogia ao recôncavo baiano. A fachada, por exemplo, se expressa por meio de um rasgo estratégico, uma brincadeira volumétrica com luz e sombras, que evidencia a expertise técnica do arquiteto. Ao adentrar na residência, uma lâmina de mármore com sal grosso, com 15 metros de extensão e iluminada por uma fita de LED, dá as boas-vindas aos visitantes e remete ao misticismo baiano de maneira criativa e sutil.
Minimalismo cheio de detalhes
O pórtico, localizado logo na entrada, foi revestido pelos painéis Duratex no padrão Trancoso, da Linha Design. Seu desenho é em formato de côncavo, criando uma ilusão de ótica que confunde o plano vertical com o horizontal. O padrão utilizado nessa área remete ao Jacarandá da Bahia, árvore de tronco obscuro e resistente. Além disso, o revestimento em cimento queimado das paredes, na cor linho, cria um contraste interessante com a madeira e faz forte referência ao estilo leve e simples das casas de praia baianas. Para esse efeito foi utilizado o padrão Hong kong, piso laminado da linha Street do Durafloor.
Esse elemento arquitetônico também se faz presente na construção do banheiro e da cozinha. Instalados em uma espécie de caixa central, os cômodos podem se tornar invisíveis. Para isto basta fechar as portas pertencentes à esta microarquitetura. A suavidade dos armários ficou por conta do padrão Lana, da linha Conceito. Um lounge com quatro poltronas divide espaço com a mesa de jantar, ou ilha gourmet, desenhada por Nildo. O projeto foi uma releitura de um design original do francês Joseph Dirand. A maioria dos tecidos, tramas e tapetes, foram trazidos da Bahia e confeccionados pelo tear manual tradicional do estado, parecidos com os que constituem as redes de descanso.
No living, uma grande prateleira toma conta de uma das paredes exibindo garrafas de cachaça decoradas com areia da Bahia. Elas fazem analogia ao passado colonial do recôncavo de forma sutil.
Visite a CASACOR SP e confira a Casa Dendê Duratex.
Período: de 28 de maio a 04 de agosto de 2019
Horário: Terça a sábado, das 12h às 21h / Domingo, das 12h às 20h
Local: Jockey Club de São Paulo
Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, nº 1075 – Cidade Jardim