A adoção de animais de estimação é um hábito comum entre os brasileiros. Essa prática ganhou ainda mais espaço durante os anos de pandemia, entre 2020 e 2022. Nesse sentido, criar um ambiente pet friendly é uma etapa muito importante para projetos de interiores.
Para entender como garantir o bem-estar e a saúde dos animais e promover uma convivência harmoniosa entre o animal e seus tutores, confira este artigo!
Confira algumas boas práticas para criar o ambiente ideal para seus animais de estimação
Montar um ambiente pet friendly requer cuidado e atenção para que o espaço seja agradável e seguro para humanos e animais de estimação. Por isso, selecionamos algumas dicas para ajudar você nesse processo, considerando cães e gatos. Confira!
Para cachorros
Em primeiro lugar, é necessário pensar na segurança do animal e, assim, fornecer uma estrutura adequada para sua vivência.
A partir disso, é importante considerar suas necessidades e elaborar um espaço dinâmico e aconchegante para o cachorro. Para isso, é possível utilizar técnicas de enriquecimento ambiental, que consistem em estímulos a brincar e se distrair com objetos como brinquedos e acessórios próprios para cães.
Outro ponto favorável é a criação de áreas adequadas para descanso, como caminhas confortáveis, alimentação, higiene e um local adequado para que o cão faça suas necessidades fisiológicas.
Leia também: Elementos Da Natureza — Dicas Para Incluí-los Na Sua Decoração
Para gatos
Montar um projeto pet friendly para gatos é uma ótima ideia para deixar os animais de estimação mais felizes e confortáveis nos ambientes. O primeiro passo é oferecer uma área de descanso confortável para o felino, como uma cama macia ou prateleiras e redes suspensas.
Em seguida, proponha a inclusão de arranhadores em diferentes locais para que o gato possa afiar suas unhas e se exercitar sem danificar móveis ou demais elementos do projeto. Para isso, vale a pena sugerir brinquedos interativos e objetos que estimulem os instintos naturais dos animais, como caixas de papelão, túneis e bolas.
Também é importante disponibilizar água fresca e uma caixa de areia limpa e acessível para o gato, que deve ser localizada em um local tranquilo e afastado da área de alimentação.
Leia também: Como Fazer Prateleiras para Gatos? Confira!
A escolha de plantas que não sejam tóxicas também é uma iniciativa importante para proporcionar um ambiente seguro para os animais de estimação. Além disso, é preciso prever a manutenção de produtos químicos e objetos perigosos fora de seu alcance.
A presença dos pets pode aumentar a exposição a microorganismos, mas isso não pode ser um fator limitante para quem deseja adotar um amigo. Por isso, conheça o Protekto Plus, uma tecnologia com propriedades antivirais e antibacterianas desenvolvida para painéis de madeira revestidos (MDF e MDP).