As tendências de decoração e arquitetura sempre mudam com o tempo. É algo natural, seja por que novas tecnologias surgiram ou por que é hora de experimentar algo diferente. Porém, muitas pessoas preferem ter uma casa que permaneça estilosa independentemente da época. Para esse tipo de cliente, o melhor é planejar uma decoração atemporal.
Esse é um conceito muito importante na hora de planejar um projeto de decoração de interiores. Não só é um bom ponto de partida na hora de criar algo mais único como também é uma opção ideal para grande parte das pessoas que procuram um serviço de arquitetura.
Acompanhe e entenda melhor o que é decoração atemporal e quais seus principais elementos.
O que é decoração atemporal?
Como o nome diz, uma decoração atemporal é aquela que nunca fica fora de moda. São padrões, esquemas de cores e estilos que estão sempre relevantes, mesmo quando as tendências vêm e passam.
É uma escolha de estilo que agrada bastante certos tipos de clientes, em especial aqueles que não gostam de mudar muito a decoração. Basta que você continue aplicando princípios como aproveitar a luz natural e criar harmonia entre os diferentes elementos de cada cômodo.
Para planejar uma decoração que sobreviva ao teste do tempo, você precisa focar em alguns princípios. Confira aqui quais são e sua relevância.
1. Cores neutras
Cores fortes e chamativas costumam entrar e sair de moda ao longo dos anos. Sendo assim, não é algo que você deve focar durante seus projetos. Dê preferência aos tons mais neutros, aqueles que são suaves aos olhos e não chamam tanta atenção. Isso também ajuda a criar um ambiente elegante em sua simplicidade.
2. Móveis clássicos e de linhas simples
Outra forma de construir uma decoração atemporal é usar móveis com design clássico, do tipo que você encontra em qualquer casa. Por exemplo, você pode usar bastante madeira na decoração, especialmente MDF, que tem uma textura simples, cor suave e é agradável aos olhos. Dê preferência a móveis com linhas simplificadas, para que fiquem em harmonia com o resto do ambiente.
3. Estampas e padrões clássicos
Você não precisa usar apenas cores sólidas e texturas simples para conseguir uma decoração atemporal. Muitas estampas e padrões, como o xadrez e florais suaves, caem bem em qualquer época. Por isso são tão usados em várias peças. Você pode usar um pouco de cada para complementar as cores, evitando que o ambiente fique monótono.
4. Materiais naturais
O uso de materiais naturais e da decoração sustentável costuma ganhar mais destaque de tempos em tempos. Porém, ele nunca fica datado de verdade. Móveis e decorações de madeira, por exemplo, combinam com qualquer ambiente, desde que tenham um design adequado.
Aprender a criar uma decoração atemporal te dá mais oportunidades para alcançar diferentes tipos de clientes em seus trabalhos. E se você aprender a utilizar diferentes materiais, como o MDF, pode criar projetos de alta qualidade com uma boa relação entre custo e benefício.
Quer saber como aproveitar melhor esses materiais em seus projetos de decoração? Então confira aqui as principais vantagens de trabalhar com MDF.