A decoração industrial é uma tendência que ganhou destaque nos últimos anos, conquistando atenção pelo seu estilo único e cheio de personalidade. Casas e apartamentos que incorporam esta estética atraem pessoas modernas, que não abrem mão do minimalismo aliado ao bom gosto.
Confira as dicas sobre as características deste tipo de decoração e saiba como aplicá-las em seus projetos.
Quais são as origens da decoração industrial?
A quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, e a Grande Depressão que veio depois, geraram o abandono de fábricas e galpões. Anos depois, a partir dos anos 70, os altos preços dos imóveis chamaram a atenção para estes espaços “esquecidos”, que passaram a receber grande procura a fim de se tornarem residências.
Os moradores — muitas vezes artistas — repaginaram os ambientes mantendo alguns elementos da estrutura inicial, como canos expostos, paredes de tijolos, dentre outros itens que fazem parte da decoração industrial que conhecemos hoje.
Como aplicar a decoração industrial em seus projetos
Se você quer saber como aplicar a decoração industrial em seus projetos, o primeiro passo é levar em consideração que os espaços são arejados, embora a integração dos ambientes seja uma premissa.
Isso não significa que esta decoração só pode ser aplicada aos grandes locais. Pelo contrário: ela se adapta muito bem aos pequenos ambientes. Veja com mais detalhes como e porque utilizar a decoração industrial para criar uma estética singular.
1. Explore materiais brutos
Na decoração industrial, deixe aparentes o máximo de elementos possível: tijolos, concreto, iluminação, tubulações e fiações.Os acabamentos em madeira e metal são bastante utilizados, para reforçar a ideia de ambiente rústico das fábricas antigas.
2. Opte por cores neutras e sóbrias
As cores do piso e paredes são neutras, garantindo um realce maior aos acessórios de decoração (quadros, móveis etc.), que ganham destaque em meio a uma ambientação sóbria com o cinza e o chumbo. A técnica do cimento queimado é muito utilizada na decoração industrial.
3. Incorpore elementos industriais
Mantenha a tubulação de ar condicionado exposta, vigas do teto e das colunas visíveis, tijolo cru nas paredes e, se possível, janelas grandes.
As estruturas metálicas são marca registrada da decoração industrial e sua incorporação também é bem-vinda aos móveis, que geralmente apresentam madeira como acompanhamento do metal.
- Leia também: 5 ideias de acabamento de madeira para móveis
4. Use móveis de madeira mais escura
Ao utilizar madeira em uma tonalidade mais escura nos móveis, a composição ganha modernidade, em contraste com as nuances neutras nas paredes e pisos.
O MDF é uma excelente opção de custo-benefício em substituição à madeira. Sua versatilidade permite a aplicação de uma ampla gama de materiais, como adesivos e tintas, liberando a criatividade para decorações sofisticadas e únicas.
As composições em MDF também promovem maior valor agregado à decoração sustentável, já que se trata de um material criado a partir da junção de fibras de madeira e outros elementos, como resinas e outros itens, em substituição à madeira maciça.
Aproveite para ler também o nosso artigo com 6 dicas de como aplicar o MDF na decoração!