Na hora de montar a decoração de casa, é preciso pensar em uma escala de cores que seja coerente e tenha a ver com o seu estilo. Escolher entre móveis claros e escuros pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível. Basta seguir algumas dicas de acordo com suas preferências e saberá decidir exatamente qual dessas tonalidades é mais apropriada.
Veja só como combinar móveis claros e escuros e saber qual deles é mais apropriado para os ambientes de sua residência!
Móveis claros e escuros: como combinar
Antes mesmo de escolher, é preciso levar em consideração alguns pontos principais. Primeiramente, você está fazendo uma redecoração, ou irá apenas trocar alguns elementos do seu mobiliário?
Isso é importante porque, no caso de uma modificação completa — ou de um projeto novo — você tem mais liberdade para escolher item por item, cor por cor. Assim, é mais fácil combinar móveis claros ou escuros, de acordo com o que será colocado no ambiente.
Entretanto, se for apenas comprar uma mobília nova, mas o resto da decoração segue intacta, é preciso levar em consideração os elementos preexistentes na hora de fazer a sua compra. Afinal, eles têm que combinar, não é mesmo?
Entenda como combinar móveis claros e escuros!
Móveis claros
Tonalidades como branco, bege, creme, entre outras, costumam trazer consigo um toque mais sofisticado e leve ao ambiente. Seguindo o conceito de tranquilidade, os móveis claros são muito usados com cores suaves.
Entretanto, isso não é uma regra que deve ser seguida. Eles também são uma ótima opção para ambientes mais escuros e pouco iluminados, uma vez que proporcionam um maior contraste entre os elementos do cômodo. Se preferir, use cores vibrantes que irão se destacar em meio à mobília mais neutra.
Móveis escuros
Se a sua intenção principal é fazer com que o ambiente pareça mais sério e passe um tom de sobriedade, os móveis escuros são os mais indicados! Entretanto, por ter tons mais fechados, o ideal é que sejam usadas cores de contraste, a fim de balancear o ambiente.
Assim, cores suaves ou vibrantes são ótimas escolhas para combinar! É imprescindível, também, que haja uma maior iluminação, uma vez que os móveis escuros não retém tanta luz quanto os claros.
Em ambos os casos, analise a amostra de cores e veja quais podem ser compostas em um mesmo ambiente de forma harmoniosa.
Gostou de saber como escolher entre móveis claros e escuros? Então confira outros artigos aqui no Toque Duratex!