Segundo dados disponibilizados pelo IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), as vendas de painéis de madeira em 2022 ficaram por volta dos 5,24 milhões de m³. Esse é um material que não é difícil ser encontrado em casas, apartamentos e outros tipos de construções.
Eles podem ser usados como revestimento de paredes, forros de teto, portas, móveis planejados e até compor divisórias.
Nesse artigo você irá entender como os revestimentos de madeira podem transformar ambientes, porque eles são uma solução ambientalmente amigável e sustentável e quais os principais tipos disponíveis no mercado. Boa leitura!
Painéis de madeira: como eles podem transformar sua reforma?
Os painéis de madeira podem transformar reformas de maneira incrível, trazendo um toque de sofisticação e aconchego ao ambiente sem precisar de grandes alterações estruturais.
Essa é uma opção prática e versátil, podendo ser aplicado em várias superfícies, como paredes, tetos e até mesmo em móveis. Veja a seguir de quais formas os painéis podem fazer a diferença em seus projetos de reforma:
- visual aconchegante e acolhedor: a madeira traz uma sensação de acolhimento, tornando os ambientes mais quentes e agradáveis;
- facilidade na instalação: muitos modelos de painéis de madeira já vêm prontos para instalação, reduzindo-se significativamente o tempo e o custo da reforma;
- sustentabilidade: optar por madeira de fontes responsáveis, você contribui para a preservação ambiental visto que a madeira é renovável e pode ser reciclada;
- durabilidade e resistência: a madeira é resistente e, se bem tratada, pode durar por muito tempo, mesmo em ambientes que sofre com desgaste diário.
Por que os painéis de madeira são uma opção ecológica para sua reforma?
Se os seus clientes gostam de uma pegada mais ecológica, vale a pena investir nos painéis de madeira pois quando escolhidos com responsabilidade, eles oferecem uma série de vantagens ambientais em comparação com outros materiais de construção.
- é renovável: ao contrário de materiais como concreto ou aço, que dependem da extração de minerais e processos industriais mais intensivos, a madeira pode ser cultivada de maneira sustentável em florestas manejadas de forma responsável;
- é reutilizável e reciclável: os painéis de madeira podem ser reutilizados ou reciclados em novos produtos, reduzindo desperdício e prolongando o ciclo de vida útil do material;
- apresenta um processo de fabricação mais simples: a fabricação dos painéis de madeira requer menos energia do que o processo de produção de materiais como cimento ou vidro, o que significa menos emissões de gases poluentes.
3 tipos de painéis de madeira: qual é a melhor escolha para sua reforma?
Até aqui você já entendeu como os painéis de madeira podem transformar seus projetos de reforma e por que eles são uma ótima opção ecológica. Entretanto, existem diversos modelos no mercado e você precisa conhecer cada um deles e quando aplicá-los.
1. MDF (Medium Density Fiberboard)
Elaborado com fibras de madeira e resinas, tendo um acabamento suave e uniforme. Ele é indicado para projetos em que se busca uma superfície mais refinada e acabamentos detalhados, como móveis planejados, painéis de parede e decorações internas.
H3: 2. MDP (Medium Density Particleboard)
É composto por partículas de madeira prensadas e resinas, sendo mais econômico e menos denso que o MDF. Você pode utilizá-lo em estruturas mais simples e móveis como estantes, armário e painéis para áreas internas
3. HDF (High Density Fiberboard)
O HDF é semelhante ao MDF, porém apresenta mais densidade e resistência. O seu uso é indicado em aplicações em que a resistência ao impacto e a umidade são importantes, como pisos e painéis de parede.
E se você está em dúvida em onde encontrar esses materiais com qualidade e confiança, a Duratex é líder no fornecimento de painéis de madeira de alta qualidade. Nossa linha de produtos se destaca pela durabilidade, acabamento de primeira e respeito às normas ambientais.
Os painéis de madeira da Duratex oferecem agilidade na instalação e renovação de ambientes, com baixo custo e alta durabilidade. Eles transformam espaços rapidamente, proporcionando aconchego e elegância. Com opções variadas, todos os produtos mantêm alta qualidade e sustentabilidade, assegurada pela classificação E1.
Confira esse artigo em nosso blog no qual explicamos o que é e qual a importância desse selo e como a adoção dos pilares do ESG devem ser aplicados na construção civil e na arquitetura!