O planejamento de um projeto de interiores e a fabricação de móveis envolvem a escolha de cores, texturas e matérias-primas. Muitas vezes, a inovação está na mistura entre tendências e materiais!
No entanto, quando falamos em painéis de madeira, é importante entender a finalidade e o potencial de cada opção para garantir os melhores resultados.
Pensando nisso, saber qual é a diferença entre MDF e HDF é fundamental, já que essas são duas das alternativas mais utilizadas em móveis e outros itens que compõem um ambiente. Continue a leitura para tirar suas dúvidas.
O que é o MDF?
A sigla MDF significa Medium Density Fiberboard e esse tipo de material é obtido por meio da mistura de fibras de madeira industrializada com resina sintética. Quando submetida à pressão e temperatura elevadas, essa combinação origina um material final uniforme, homogêneo e que pode ser cortado e usinado em diversas direções.
Cada espessura do MDF tem uma finalidade diferente, por isso, é uma ótima opção para a confecção de forros, portas, divisórias e móveis com design inovador.
O que é o HDF?
A sigla HDF significa High Density Fiberboard e, assim como o MDF, também é uma combinação de fibras de madeiras selecionadas com adição de resina sintética e prensado em alta temperatura.
No entanto, a pressão aplicada em painéis de HDF é maior, garantindo maior resistência e estabilidade.
O produto final geralmente é mais fino (até 6,0mm), o que resulta em uma densidade mais alta, proporcionando maior resistência mecânica. Por isso, o HDF é amplamente utilizado em pisos laminados, portas, divisórias e fundos de móveis e de gavetas.
MDF ou HDF: qual escolher?
Para garantir a qualidade do produto e definir a melhor opção de matéria-prima, é preciso aliar o design às características técnicas dos painéis disponíveis.
Nesse sentido, tanto o MDF quanto o HDF oferecem resultados positivos, devendo ser escolhidos de acordo com a finalidade do móvel projetado.
Eles podem, inclusive, ser combinados em seu projeto final, pois ambos os produtos são fornecidos com o revestimento BP em 1 ou duas faces .
Em relação à pintura, não há diferença entre os dois painéis: ambos apresentam acabamento com superfície mais lisa e podem receber tratamento com tintas e vernizes em geral.
Além disso, o acabamento também contribui para a qualidade do produto final. Por isso, escolha as fitas de borda adequadas para elevar a durabilidade do móvel.
Agora que você já sabe qual é a diferença entre MDF e HDF, entenda como escolher o melhor fornecedor de painéis de madeira para o seu projeto!