Além de ajudar a compor o estilo dos ambientes, os móveis devem corresponder às expectativas dos usuários e dos espaços, oferecendo beleza, resistência e durabilidade.
Durante a execução de um projeto, é inevitável se questionar quanto ao melhor material para o mobiliário de cozinha, por exemplo. E esse é o assunto deste artigo: continue a leitura para tirar suas dúvidas sobre o tema.
Conheça algumas opções de materiais para móveis de cozinha:
Atualmente, existem no mercado diversas alternativas de materiais para a confecção de móveis de cozinha, e cada uma tem características únicas, como aspecto geral, espessura e durabilidade. A seguir, apresentamos algumas especificações dos armários feitos em MDF e MDP.
Armários de cozinha feitos em MDF
Um dos materiais mais utilizados na fabricação de móveis de cozinha, o MDF (Medium Density Fiberboard) tem a superfície uniforme e é fácil de limpar, o que garante praticidade para os seus usuários.
Devido à sua superfície grande e homogênea, o MDF aceita cortes em qualquer sentido e pode ser aplicado em diversos revestimentos. Além disso, ele é mais flexível que outros materiais, por isso sua utilização é indicada em projetos que incluem acabamentos arredondados.
Armários de cozinha feitos em MDP
Os armários de cozinha em MDP (Medium Density Particleboard) são mais resistentes, e podem ser montados e desmontados com mais segurança. Além disso, eles não incham com facilidade.
Outra característica dos móveis em MDP é sua estrutura de três camadas, que permite que eles suportem mais peso. Esse é o material ideal para a confecção de prateleiras, gavetas e portas.
O que é preciso observar ao escolher o melhor material para móveis de cozinha?
Se você tem dúvidas sobre como escolher o material ideal para o seu projeto, a dica é: atente-se a aspectos como resistência à umidade, capacidade de suportar peso e versatilidade.
Para conseguir o melhor resultado, considere as principais características do seu projeto e analise qual das matérias-primas mais se adequa às necessidades e às prioridades dos usuários do espaço que você está planejando.
Como escolher entre MDF e MDP para a confecção dos móveis de cozinha?
Agora que você já conhece as especificidades de dois dos materiais mais utilizados na confecção de móveis para cozinha, e sabe o que deve observar na hora de escolher a matéria-prima do mobiliário desse ambiente, veja como decidir entre o MDP e o MDF.
A verdade é que essa escolha é simples: o material mais adequado para o seu projeto é aquele que atende às necessidades do espaço e dos usuários, uma vez que tanto o MDF quanto o MDP são versáteis, fáceis de limpar e têm excelente padrão de qualidade.
Uma boa opção é mesclar as duas matérias-primas, garantindo um resultado final surpreendente, bonito e duradouro. Para saber mais sobre como essa combinação pode ser vantajosa, conheça as linhas de painéis de madeira da Duratex!