Com os avanços da tecnologia e sua implementação nos setores industriais e de produção, surgiram novas maneiras de os profissionais lidarem com a sua área de trabalho. Por conta disso, o conceito da marcenaria 4.0 passou a ser amplamente difundido.
Se você é marceneiro, é essencial conhecer as características dessa nova onda e o que fazer para adequá-lo ao seu dia a dia. Continue lendo este artigo para aprender!
Afinal, o que é marcenaria 4.0?
Antes de tudo, é preciso compreender as fases das maneiras como o ser humano lida com linhas de produção. A primeira grande mudança foi ocasionada pela Revolução Industrial, no final do século XVIII, que introduziu fábricas com energia a vapor. A segunda etapa, iniciada na metade do século XIX, trouxe linhas de montagem e criação em massa.
Já no século XX, o término da Segunda Guerra Mundial impulsionou a introdução de eletrônicos na chamada Terceira Revolução Industrial. Hoje em dia, porém, caminhamos para uma quarta fase, que mostra que a tecnologia não é o futuro, mas o presente.
É nesse contexto que surge a marcenaria 4.0. Apesar dos aspectos artesanais serem extremamente importantes para o processo de produção, tornou-se essencial utilizar artifícios tecnológicos para facilitar a rotina do profissional.
A principal vantagem desse tipo de mudança é que a automação consegue melhorar o fluxo de trabalho, além de proporcionar um melhor relacionamento com o cliente, já que é possível produzir seus projetos de forma mais rápida, personalizada e com mais detalhes. Assim, o atendimento se torna mais preciso e aumenta as chances de fidelização.
Como aplicar esse conceito ao meu negócio?
Quando se trata de transformar o seu negócio em uma marcenaria 4.0, existem dois pontos principais que devem ser priorizados. São eles:
Softwares inteligentes
O uso de programas no computador é essencial nas mais variadas áreas da empresa. Eles são úteis não apenas para facilitar a gestão e financeira, organização de estoque ou outras competências administrativas, mas também auxiliam diretamente no trabalho dos marceneiros.
Isso porque existem softwares para criação de desenhos, criação de modelos em 3D e plano de corte.
Máquinas inteligentes
Equipamentos também são capazes de reproduzir e minimizar o esforço humano. Eles podem cortar materiais, separá-los, juntá-los ou mesmo construir uma peça.
É o caso de uma impressora 3D que, quando conectada ao software de modelagem, consegue fazer a produção do móvel.
Agora que já sabe o que é marcenaria 4.0, continue lendo o blog da Duratex!