Inspiração

Aprenda a fazer harmonização de ambientes — feng shui

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Feng Shui é uma prática de origem chinesa que busca realizar uma harmonização energética nos ambientes da casa. Essa arte já existe há mais de quatro mil anos e considera que existem certas vibrações nos locais em que circulamos. Essas vibrações podem ser tanto benéficas quanto prejudiciais para corpo e mente.

A prática prega que existe uma interação entre nós, seres humanos, e as forças da natureza. Apesar de ser um trabalho complexo, é possível aplicar os conceitos de maneira simples e assertiva em seus projetos. A ideia é “manipular” as energias presentes na casa, para que sejam positivas. Veja como fazer com as dicas que separamos abaixo.

Aplicando o Feng Shui na decoração

A primeira coisa que você deve fazer se quer trabalhar com Feng Shui é conhecer o baguá, uma espécie de mapa dos centros de energia do cômodo e da casa. Em formato de octógono, ele está dividido entre nove segmentos que influenciam sua vida de alguma maneira, como relacionamento, criatividade, família, entre outros.

Aprenda a fazer harmonização de ambientes — feng shui

Cada um dos segmentos conta com especificações em matéria de cores, formatos e plantas que devem estar em evidência. Como o objetivo é “manipular” as energias da casa, deve-se seguir as diretrizes do baguá durante o planejamento do décor.

Além disso, temos também algumas dicas práticas para aplicar:

  • posição da cama — dentro do quarto, a cama deve ficar em uma parede que chamamos de “cega”, ou seja, sem janelas ou portas. O ideal é que também que ela fique voltada para a porta de entrada do cômodo;
  • nada na entrada — tudo que impede a visão da entrada da casa deve ser retirado. É importante para garantir o fluxo de energia entre a rua e o interior do local, protegendo e dando boas-vindas ao mesmo tempo;
  • usando espelhos a seu favor — ao contrário do que muitos pensam, o Feng Shui não proíbe a utilização de espelhos, apenas é preciso garantir a localização correta. Eles não podem refletir a cama, por exemplo, mas são uma ótima pedida na frente da mesa de jantar, para refletir a prosperidade na casa.
Aprenda a fazer harmonização de ambientes — feng shui

Espelho na sala de jantar

O Feng Shui e as cores da casa

Quem conhece um pouco sobre Feng Shui já deve ter se assustado com a prática de jamais utilizar cores escuras. Na verdade, não é bem assim. A arte milenar prega que que cores claras e neutras trazem felicidade para os ambientes, mas também diz que cada tom tem o poder de trazer uma sensação diferente.

É preciso estudar os tons e a indicação para cada um dos segmentos que estão no baguá para escolher o ideal para os cômodos do projeto.

Gostou de aprender um pouco mais sobre essa técnica? Para continuar lendo sobre temas relacionados continue acompanhando o Toque Duratex!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.