Inspiração

Quais São as Cores Primárias e Como Usar na Decoração da sua Casa

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Nas séries iniciais da escola aprendemos tudo sobre as cores primárias durante as aulas de artes. Descobrimos que elas são a principal base para criar diversos outros tons. Com a possibilidade de fazer o uso dessas novas cores, por que não apostar em uma decoração baseada nessa tríade?

São inúmeras as maneiras como elas podem ser integradas em sua residência. Se quer saber como, fique atento às dicas que o Toque Duratex preparou para você!

O que e quais são as cores primárias?

No círculo cromático podem ser encontradas as cores básicas e suas principais variantes. Ao todo são 12, formadas por três primárias, três secundárias e mais seis terciárias.

São chamadas cores primárias aquelas que apresentam tonalidades puras. Têm essa denominação porque não podem ser desfeitas para formar outras que deram a sua origem — muito pelo contrário, são elas as responsáveis pela formação das que chamamos de cores secundárias.

Já as terciárias são formadas com a união de uma primária com uma secundária. Assim, segundo a classificação tradicional, a divisão do círculo cromático fica:

  • cores primárias — vermelho, azul e amarelo;
  • cores secundárias — verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo/violeta (vermelho e azul);
  • cores terciárias — vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja), amarelo-esverdeado (amarelo e verde), amarelo-alaranjado (amarelo e laranja), azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).

Como usá-las na decoração?

Agora que já sabe quais são as cores primárias, aprenda como combiná-las nos ambientes de sua casa!

1. Uma cor de destaque

É possível escolher uma dessas cores como destaque, usando-a na maioria dos itens decorativos e, também, na parede. Depois, basta apenas aplicar as outras duas em alguns outros detalhes.

 quais são as cores primárias

2. Em detalhes, com uma base neutra

Se você não gosta muito de ousar, que tal apostar em uma decoração neutra e inserir detalhes nessas cores? Você pode, por exemplo, usar as paredes brancas e decorar o restante do ambiente com vermelho, azul e amarelo. Elas podem aparecer em cortinas, almofadas, cadeiras, quadros e muitos outros elementos.

quais são as cores primárias

3. Em tons mais suaves

Essa é para quem, realmente, não gosta muito de impactar. Usar essas três cores em tons pastéis, por exemplo, deixará o ambiente bastante leve. Ainda que você pinte as paredes, o cômodo não ficará carregado.

quais são as cores primárias

Gostou de saber quais são as cores primárias e como integrá-las a sua decoração? Então não deixe de conferir os artigos do Toque Duratex!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.